22 de abr. de 2009

Queremos ver um sinal!!

“... maligna é esta geração; ela pede um sinal...” Lc 11.29

É desconcertante a postura dos homens no tempo de Jesus. Os milagres dos tempos veterotestamentários já tinham cessado há algum tempo. Então, como cumprimento das Escrituras, chega Jesus “homem aprovado por Deus... com maravilhas, prodígios e sinais, que Deus por ele fez” (At 2.22).

No momento em que o povo pedia um sinal, eles já tinham visto o suficiente para saber quem era Jesus. Por exemplo, após a maravilhosa multiplicação dos pães, que ocorreu com a “grande multidão (que) o seguia, porque via os sinais que operava sobre os enfermos” ( Jo 6.2), e foi repreendida pelo Mestre, porque o buscavam pela comida, e (pasmem!!) não pelos sinais que ele realizara. Pareciam sinceros quando perguntaram: “Que faremos para executarmos as obras de Deus?”(v. 28). Jesus lhes disse: “A obra de Deus é esta: Que creiais naquele que Ele enviou” (v. 29). Eles já tinham visto o suficiente. Os sinais e maravilhas indicavam que Jesus era o Cristo de Deus. Mas, como aos seus antepassados, o fato de terem visto grandes maravilhas e sinais não garantiu que crescem Palavra que os poderia salvar.

"Enquanto se diz: Hoje, se ouvirdes a sua voz, Não endureçais os vossos corações, como na provocação. Porque, havendo-a alguns ouvido, o provocaram; mas não todos os que saíram do Egito por meio de Moisés. Mas com quem se indignou por quarenta anos? Não foi porventura com os que pecaram, cujos corpos caíram no deserto? E a quem jurou que não entrariam no seu repouso, senão aos que foram desobedientes? E vemos que não puderam entrar por causa da sua incredulidade. Temamos, pois, que, porventura, deixada a promessa de entrar no seu repouso, pareça que algum de vós fica para trás. Porque também a nós foram pregadas as boas novas, como a eles, mas a palavra da pregação nada lhes aproveitou, porquanto não estava misturada com a fé naqueles que a ouviram. “ Hb 3.15-4.2

Quais foram os incrédulos de quem o escritor aos Hebreus se refere? O povo que foi liberto do Egito. Que maravilhas eles não viram e provaram na sua libertação!! As pragas sobre o Egito, sem que tivessem sofrido qualquer dano. A passagem pelo Mar, a pé enxuto. O maná, a nuvem, a coluna de fogo... a água da rocha... (veja o Salmo 105)... mas "cedo se esqueceram" das obras poderosas de Deus. "Esqueceram-se de Deus, seu Salvador, que fizera grandezas no Egito" (Sl 106.21). Assim também se portaram os que viram as maravilhas operadas por Jesus. Pediram mais sinais. Provas. "Que sinal, pois, fazes tu, para que o vejamos, e creiamos em ti? Que operas tu?" (Jo 6.30).

Não lhes foi dado o sinal que desejavam. Jesus citou o sinal de Jonas. O povo se arrependeu com a pregação de Jonas. Não viram qualquer prodígio, sinal ou maravilha. Mas se arrependeram. "Creram em Deus"(Jn 3.5). Se Humilharam, do maior ao menor. "Se converteram do seu mau caminho" (v. 10). Eis a advertência de Jesus: "Os ninivitas ressurgirão no juízo com esta geração, e a condenarão, porque se arrependeram com a pregação de Jonas. E eis que está aqui quem é maior do que Jonas" (Mt 12.41).

Nestes dias temos visto muitos clamando por milagres. "Queremos um sinal de que Deus está entre nós!". Para muitos, a presença de maravilhas e sinais, como as descritas nas páginas da Bíblia, levará o povo a crer. Pensam: "Busquemos as maravilhas, que haverá conversões em massa". Grande é este engano. Desconhecem o coração incrédulo do homem. Assim como no tempo de Jesus, as pessoas buscam resolver seus problemas imediatos. Não estão buscando o arrependimento. Querem comer o pão multiplicado, ter a prosperidade finaceira, a cura física, mas não estão buscando crer e arrepender. Se maravilhas, milagres e sinais convertessem, o número de convertidos nos dias de Jesus não teriam conta. Nunca na história do mundo alguém realizou tamanha obra como Jesus. Mas com sua morte poucos permaneciam. A grande obra estava por vir, pela pregação do Evangelho.

A igreja precisa perceber que o poder de Deus se manifesta pela Palavra da Cruz:

Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus. Porque está escrito: Destruirei a sabedoria dos sábios, e aniquilarei a inteligência dos inteligentes. Onde está o sábio? Onde está o escriba? Onde está o inquiridor deste século? Porventura não tornou Deus louca a sabedoria deste mundo? Visto como na sabedoria de Deus o mundo não conheceu a Deus pela sua sabedoria, aprouve a Deus salvar os crentes pela loucura da pregação. Porque os judeus pedem sinal, e os gregos buscam sabedoria; Mas nós pregamos a Cristo crucificado, que é escândalo para os judeus, e loucura para os gregos. Mas para os que são chamados, tanto judeus como gregos, lhes pregamos a Cristo, poder de Deus, e sabedoria de Deus. (I Co 1.18-24)

Se desejamos ver pessoas crendo em Cristo, sendo verdadeiros em sua fé, devemos compreender que a fé vem pelo ouvir a Palavra de Cristo (Rm 10.17). Não é de se espantar que hoje há muitas conversões falsas. A igreja tem negligenciado a pregação do evangelho. Acredita que há substitutos para a pregação. As consequências são visíveis, pois a espada do Espírito é a Palavra de Deus. O Espírito que convence os homens do pecado, da justiça e do juízo para os conduzir a Cristo, usa a Palavra de Deus como sua arma. Este limite não foi colocado pelos homens. "Aprouve a Deus salvar os crentes pela loucura da pregação". Façamos o que Deus determinou para conduzir os homens a crer: preguemos a Sua Palavra!

"Mas que diz? A palavra está junto de ti, na tua boca e no teu coração; esta é a palavra da fé, que pregamos, a saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação.Porque a Escritura diz: Todo aquele que nele crer não será confundido.Porquanto não há diferença entre judeu e grego; porque um mesmo é o Senhor de todos, rico para com todos os que o invocam. Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? e como crerão naquele de quem não ouviram? e como ouvirão, se não há quem pregue?E como pregarão, se não forem enviados? como está escrito: Quão formosos os pés dos que anunciam o evangelho de paz; dos que trazem alegres novas de boas coisas. Mas nem todos têm obedecido ao evangelho; pois Isaías diz: Senhor, quem creu na nossa pregação? De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus." Rm 10.8-17

Um comentário:

  1. Graças a Deus porque nos têm dado essa oportunidade vital de crer em sua Palavra. Que Deus continue sustentando o irmão com multidão de misericórdias e nos dando as condições necessárias para confirmarmos em nossas palavras e atitudes as consequências do sinal de Jonas. E que Deus nos dê coração destemido para pregar o seu Evangelho ao mundo.

    Quanto aos outros, que estão perdidos nas trevas de seus descaminhos, que Deus se apiede deles como um dia o fez conosco! Que lhes dê essa misericórdia essencial e vital! Que eles possam crer na verdadeira mensagem da Cruz.

    Fica na paz, irmão. Que Deus lhe encha de bençãos sem medidas, e também à sua família!

    ResponderExcluir